A Dádiva de Vicente
É maior bênção dar do que receber. Atos 20:35 (A Bíblia Viva)
Vestido com um agasalho velho de couro de carneiro, Vicente de Paula conduzia um pequeno rebanho de ovelhas por um terreno acidentado perto de Pouy, na França. Andava saltitando pelo caminho, quase sem se preocupar com os animais sob seus cuidados. Sua mente estava nos 30 soldos (antiga moeda francesa) no bolso. Colocou a mão dentro dele para certificar-se de que ainda estavam lá. Como se sentia rico!
“Espero que um vendedor ambulante passe logo por aqui, para eu poder gastar meu dinheiro”, pensou Vicente. “Talvez eu compre um pente bonito para mamãe. Para mim, pode ser um apito ou uma flauta.”
Nesse instante, Vicente viu um homem mancando em sua direção – lenta e dolorosamente por aquele terreno desigual.
“Parece ser bem pobre”, pensou Vicente. “E tem a aparência de doente. Que será que ele quer?”
– Uma esmola, por caridade – gemeu o velho homem. – Você teria algo para um pobre homem que não tem nada para comer há dois dias?
Vicente pôs a mão no bolso e pegou seus 30 soldos. Colocou as moedas na mão estendida do homem. – Isso é tudo o que tenho. Espero que ajude.
– Muito obrigado! – o velho homem sussurrou, agradecido. – Que Deus o abençoe por sua bondade.
Vicente chamou o rebanho e conduziu-o a uma nova pastagem. Lá por dentro, sentia-se feliz. Sorriu ao pensar no alimento que aquele dinheiro podia comprar para o velhinho. “É mesmo mais interessante dar do que receber”, refletiu ele.
Depois desse incidente, Vicente procurava oportunidades de dar alguma coisa. Quando cresceu, tornou-se conhecido como “o homem que é amigo de todo mundo”. Coletava dinheiro dos ricos para dá-lo aos pobres.
Hoje, 400 anos mais tarde, existem Centros Vicente de Paula em muitas cidades. Os pobres recebem alimento, vestuário e um lugar para dormir nesses centros.
Fazendo Amigos
Lembra-se de alguém que precisa de alimento ou roupa? O que você pode fazer para ajudar? Descubra por si mesmo que é mais interessante dar do que receber.